(11)

(11)

Tirar Cnh Definitiva

Tirar cnh definitiva pode ser um processo variado, tendo como base a categoria contratada. Em geral, é essencial que, enquanto estiver com a permissão, o motorista não acumule pontos em sua habilitação, já que ele estará em processo de análise, confirmando a sua capacidade de conduzir com base nas leis e normas ensinadas.

Invista em tirar cnh definitiva

Para usufruir de uma positiva relação entre custos e benefícios para tirar cnh definitiva, conte com a Auto Escola Nova Paysandu, que oferece o serviço desde 1995 e tem como prioridade atender todas as normas impostas para capacitar seus alunos. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Conheça o processo para tirar CNH definitiva

Um dos momentos mais marcantes da maioridade acontece ao tirar CNH definitiva. Podendo oficialmente guiar um veículo pelas ruas e estradas, o motorista terá a experiência no trânsito, evitando uma infração, respeitando o tráfego. Para chegar nisso, é necessário passar pelo processo de habilitação, incluindo aulas e avaliações, além do período de permissão para dirigir.

Saiba mais sobre como tirar CNH definitiva.

Como tirar CNH definitiva?

O processo utilizado para tirar CNH definitiva começa com as aulas requeridas para conseguir o período de permissão para dirigir. Isto é, a trajetória deve ser a mesma independentemente de qual tipo de carteira de habilitação será requerida, pois de toda forma o motorista estará conduzindo um veículo e precisará estar devidamente habilitado.

Primeiro, para tirar a CNH definitiva deve ser feita a inscrição. Esse processo se inicia preenchendo o formulário e pegando a taxa de inscrição, seja pessoalmente ou no DETRAN (Departamento de Trânsito), podendo também ser feito no CIRETRAN, localizado em cidades afastadas da capital. Para todo caso, existem os CFCs (Centro de Formação de Condutores), a forma que chamamos popularmente as autoescolas, como a Autoescola Nova Paysandu.

Logo, é permitido que o futuro motorista passe para os exames psicotécnico e médico, uma fase importante para se certificar a capacitação física. O local para esse passo é definido ainda no dia da inscrição, tendo o agendamento realizado através de um telefonema. No dia combinado serão testados reflexos, visão, também estão inclusos os exames psicológicos e físicos, desta forma gerando um atestado da capacidade de guiar um veículo com segurança.

Após os exames médicos, o motorista passa para as aulas teóricas. Devem ser realizadas no mínimo 45 horas/aula, assim aprendendo as leis de trânsito e sobre infrações, o motorista tem acesso aos materiais fornecidos pelo CFC ou DETRAN. Tendo concluído o período mínimo, o futuro condutor deverá pagar uma nova taxa, assim agendando a prova de legislação, chegando um passo mais próximo da permissão para dirigir e da CNH definitiva.

Com todas as fases anteriores concluídas, chega-se na Prova de Legislação, que tem 30 perguntas. O acerto mínimo para passar é de 21 questões. Tendo prestado atenção nas aulas teóricas, o teste acaba não sendo complicado e pode ser marcado presencialmente ou pelo site do DETRAN, e autoescola. É possível que os resultados sejam disponibilizados no mesmo dia da prova.

Passou da prova de legislação? O futuro motorista começará as aulas práticas. Com o resultado do teste escrito, o candidato deve pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), desta forma recebe a permissão para iniciar o aprendizado prático de direção. O requisito básico indica que devem ser feitas no mínimo 20 horas/aula, obrigatoriamente tendo de ser 1 hora/aula no período noturno.

Concluídas as aulas práticas, o condutor está um passo mais próximo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porque a partir desse momento só resta a última fase, também conhecida como exame de direção veicular. Uma nova taxa deve ser paga e o agendamento feito através do CFC. Hora e dia são escolhidos pela Delegacia de Trânsito Local.

Caso não passe na primeira tentativa, não se preocupe. É possível fazer um novo exame após 15 dias. A taxa deverá ser paga mais uma vez, assim permitindo que seja feito o reagendamento com o CFC.

Para tirar a CNH definitiva é necessário passar pelo primeiro ano com a carteira provisória, ou a permissão para dirigir, estando sob avaliação do DETRAN durante 12 meses. Tendo seguido todas as orientações de trânsito e não cometido nenhuma infração grave, é possível solicitar a CNH definitiva, levando ao DETRAN uma cópia simples da permissão e um documento de identificação, além do valor estipulado pelo departamento da sua cidade.

Quais os benefícios de tirar CNH definitiva?

Tirar uma CNH definitiva traz uma série de vantagens para o motorista habilitado. Esses benefícios incluem:

  • independência: dirigir traz um sentimento independência e autonomia;
  • possibilidade de novos empregos: facilita a encontrar empregos (para vagas que requeiram especificamente pessoas habilitadas);
  • pontualidade: podendo dirigir não se depende dos horários de ônibus, trem e metrô, planejando o percurso personalizado que tome os caminhos mais rápidos;
  • menos documentos: a CNH é um documento com foto que possui os números de RG e CPF, sendo assim, a carteira fica mais leve sem ambos documentos.

Para mais informações sobre tirar CNH definitiva, fale com a Autoescola Nova Paysandu e tire suas dúvidas com profissionais treinados para guiar os futuros motoristas da melhor forma. Entre em contato através do telefone, WhatsApp, e-mail, formulário disponibilizado pelo site ou visitando nossa sede na Vila Buarque, na região central de São Paulo, próximo à Consolação e à República.